Estamos vendo a ascensão de meios de comunicação pela internet como Skype, WhatsApp, Telegram, redes sociais, mas o e-mail continua sendo um canal extremamente confiável e cada vez mais corporativo. Quando um profissional precisa trocar informações com nível maior de sigilo, ele não vai para as redes sociais, ele envia um e-mail. Se precisa documentar uma conversa com o fornecedor ou cliente, também utiliza o e-mail.
Ao contrário do que se imaginou, os novos canais que surgem a todo momento não substituíram a importância do que é encaminhado por e-mail. É nesse ponto que partimos do princípio da importância da proteção de e-mail corporativo. Afinal, com a transformação digital, o número de dados que trafegam por uma rede só tem a aumentar.
Qual é a medida básica de segurança praticada pelos provedores de e-mail?
Atualmente, é normal para os principais provedores operar com criptografia na configuração da caixa postal de um e-mail, pois a maioria dos e-mails gratuitos só aceitam conexão criptografada. É possível encontrar em servidores alternativos a opção de usar o e-mail com criptografia.
Por isso, é normal, ao adicionar uma conta de e-mail, que o navegador tenha a obrigatoriedade de configurar tanto a segurança SSL (criptografia de dados) quanto trafegar por uma porta segura.
É importante pensar quais as diferenças do e-mail corporativo para os e-mails gratuitos. Entre essas diferenças estão o domínio próprio de implementação e o servidor provedor de serviço. É muito importante cobrar do provedor de serviço do e-mail corporativo um nível de configuração da caixa postal criptografada dentro do ambiente de e-mail. Esse, talvez, seja o primeiro passo em termos de segurança.
Como se prevenir de erros causados pelo fator humano?
Muito dos problemas de segurança que acontecem nas empresas são causados pelo fator humano, seja por desconhecimento, cansaço/fadiga ou negligência. Por isso, é importante que a empresa tenha um grupo de políticas bem estruturadas em relação à proteção de e-mail, a começar por uma boa política de senhas.
Muita gente utiliza senhas fáceis, julgando que vai ganhar tempo, mas essa economia de tempo custa caro, pois os criminosos virtuais têm ferramentas robustas para quebrar as senhas mais fortes.
Os criminosos traçam estratégias para roubar os seus dados, utilizando um ataque chamado de phishing. A empresa deve ter uma política que exija senhas robustas e trocas periódicas.
Em relação ao conteúdo, é possível no e-mail corporativo qualificado fazer filtragem de anexo. Nesse caso, não é permitido que seus usuários recebem anexos com maior probabilidade de serem vírus. A segurança passa por uma mudança de cultura organizacional, em que todos estejam alinhados no mesmo objetivo: proteger os dados da corporação.
Ao contrário do que se imaginou, os novos canais que surgem a todo momento não substituíram a importância do que é encaminhado por e-mail. É nesse ponto que partimos do princípio da importância da proteção de e-mail corporativo. Afinal, com a transformação digital, o número de dados que trafegam por uma rede só tem a aumentar.
Qual é a medida básica de segurança praticada pelos provedores de e-mail?
Atualmente, é normal para os principais provedores operar com criptografia na configuração da caixa postal de um e-mail, pois a maioria dos e-mails gratuitos só aceitam conexão criptografada. É possível encontrar em servidores alternativos a opção de usar o e-mail com criptografia.
Por isso, é normal, ao adicionar uma conta de e-mail, que o navegador tenha a obrigatoriedade de configurar tanto a segurança SSL (criptografia de dados) quanto trafegar por uma porta segura.
É importante pensar quais as diferenças do e-mail corporativo para os e-mails gratuitos. Entre essas diferenças estão o domínio próprio de implementação e o servidor provedor de serviço. É muito importante cobrar do provedor de serviço do e-mail corporativo um nível de configuração da caixa postal criptografada dentro do ambiente de e-mail. Esse, talvez, seja o primeiro passo em termos de segurança.
Como se prevenir de erros causados pelo fator humano?
Muito dos problemas de segurança que acontecem nas empresas são causados pelo fator humano, seja por desconhecimento, cansaço/fadiga ou negligência. Por isso, é importante que a empresa tenha um grupo de políticas bem estruturadas em relação à proteção de e-mail, a começar por uma boa política de senhas.
Muita gente utiliza senhas fáceis, julgando que vai ganhar tempo, mas essa economia de tempo custa caro, pois os criminosos virtuais têm ferramentas robustas para quebrar as senhas mais fortes.
Os criminosos traçam estratégias para roubar os seus dados, utilizando um ataque chamado de phishing. A empresa deve ter uma política que exija senhas robustas e trocas periódicas.
Em relação ao conteúdo, é possível no e-mail corporativo qualificado fazer filtragem de anexo. Nesse caso, não é permitido que seus usuários recebem anexos com maior probabilidade de serem vírus. A segurança passa por uma mudança de cultura organizacional, em que todos estejam alinhados no mesmo objetivo: proteger os dados da corporação.
Por que a nuvem é o ambiente mais indicado para a proteção de e-mail corporativo?
Quando você coloca seu servidor de e-mail dentro da sua própria infraestrutura, gera riscos relacionados, principalmente, a link de internet e fornecimento de energia. Por mais que você tenha sustentação de algumas horas, se tiver uma interrupção no fornecimento de energia, impedirá o acesso dos colaboradores aos e-mails. Quando a empresa trabalha com servidor de e-mail em nuvem, estará operando em ambiente que fornece redundância de links com as operadoras.
Além disso, fornece ambiente que tem suporte de energia por geradores e segurança em engenharia social. Você retira a possibilidade de pessoas mal-intencionadas terem acesso físico aos servidores dedicados. O mais indicado é ter a implementação na nuvem.
Também, temos que pensar em lixo eletrônico. Existem muitos e-mails de fraudes que bombardeiam as caixas postais dos usuários. Dentro desses e-mails existem mensagens falsas que parecem confiáveis, mas enviadas por criminosos virtuais que querem roubar senhas e comprometer a segurança de toda a rede por intermédio de vírus. É importante para o e-mail corporativo tenha uma solução que chamamos de premium.
Trata-se de uma solução mais evoluída e avançada, que é capaz de filtrar lixo eletrônico. Pensando na segurança da rede e do usuário em si, esse é um ponto importante. Existem implementações que ficam sob os cuidados do provedor do serviço e estão relacionados à proteção do domínio. Assim, você consegue impedir que pessoas mal-intencionadas utilizem seu domínio para mandar uma mensagem.
Há cerca de 15 anos, era normal mandar um e-mail com o nome que você quisesse e o recebedor não tinha como saber quem realmente havia enviado. Poderia receber um e-mail em nome do Lula, por exemplo.
Era algo fácil de fazer, porém, existem proteções para impedir que esse tipo de situação aconteça. É importante que o provedor de acesso se comprometa com a segurança do domínio durante a prestação do serviço de e-mail corporativo.
Quais as vantagens de migrar o e-mail corporativo para a nuvem?
Agora que já sabemos da importância da nuvem para a proteção do e-mail corporativo, vamos conhecer as principais vantagens de fazer a migração completa para a cloud.
Tenha mais mobilidade:
Hoje em dia nenhum profissional depende de suas estações de trabalho para se manter competitivo. Os e-mails corporativos hospedados em nuvem permitem o acesso de qualquer local e de qualquer dispositivo, entregando muito mais mobilidade, produtividade e aumentando a possibilidade de reter talentos.
Escale com facilidade
O objetivo de toda pequena e média empresa é crescer e contar com um servidor dedicado físico nessas horas não é a melhor das ideias. Com a computação em nuvem, além de podem aumentar ou reduzir a capacidade de armazenamento sempre que necessário, você pagará apenas pelo que utilizar, deixando o orçamento muito mais previsível.
Para proteger os seus dados confidenciais em seu e-mail corporativo, você deverá contar com um provedor que tenha qualidade de serviços e know-how.
Quando você coloca seu servidor de e-mail dentro da sua própria infraestrutura, gera riscos relacionados, principalmente, a link de internet e fornecimento de energia. Por mais que você tenha sustentação de algumas horas, se tiver uma interrupção no fornecimento de energia, impedirá o acesso dos colaboradores aos e-mails. Quando a empresa trabalha com servidor de e-mail em nuvem, estará operando em ambiente que fornece redundância de links com as operadoras.
Além disso, fornece ambiente que tem suporte de energia por geradores e segurança em engenharia social. Você retira a possibilidade de pessoas mal-intencionadas terem acesso físico aos servidores dedicados. O mais indicado é ter a implementação na nuvem.
Também, temos que pensar em lixo eletrônico. Existem muitos e-mails de fraudes que bombardeiam as caixas postais dos usuários. Dentro desses e-mails existem mensagens falsas que parecem confiáveis, mas enviadas por criminosos virtuais que querem roubar senhas e comprometer a segurança de toda a rede por intermédio de vírus. É importante para o e-mail corporativo tenha uma solução que chamamos de premium.
Trata-se de uma solução mais evoluída e avançada, que é capaz de filtrar lixo eletrônico. Pensando na segurança da rede e do usuário em si, esse é um ponto importante. Existem implementações que ficam sob os cuidados do provedor do serviço e estão relacionados à proteção do domínio. Assim, você consegue impedir que pessoas mal-intencionadas utilizem seu domínio para mandar uma mensagem.
Há cerca de 15 anos, era normal mandar um e-mail com o nome que você quisesse e o recebedor não tinha como saber quem realmente havia enviado. Poderia receber um e-mail em nome do Lula, por exemplo.
Era algo fácil de fazer, porém, existem proteções para impedir que esse tipo de situação aconteça. É importante que o provedor de acesso se comprometa com a segurança do domínio durante a prestação do serviço de e-mail corporativo.
Quais as vantagens de migrar o e-mail corporativo para a nuvem?
Agora que já sabemos da importância da nuvem para a proteção do e-mail corporativo, vamos conhecer as principais vantagens de fazer a migração completa para a cloud.
Além do backup em redundância, os grandes provedores de nuvem oferecem melhores protocolos de segurança, muito mais atualizados e modernos do que a maioria das empresas pode pagar ao utilizar um servidor local dedicado. Tudo isso sem repassar de forma abrupta para o cliente, afinal, todo custo e gerenciamento dos servidores é diluído entre todos os clientes.
Tenha mais mobilidade:
Hoje em dia nenhum profissional depende de suas estações de trabalho para se manter competitivo. Os e-mails corporativos hospedados em nuvem permitem o acesso de qualquer local e de qualquer dispositivo, entregando muito mais mobilidade, produtividade e aumentando a possibilidade de reter talentos.
Escale com facilidade
O objetivo de toda pequena e média empresa é crescer e contar com um servidor dedicado físico nessas horas não é a melhor das ideias. Com a computação em nuvem, além de podem aumentar ou reduzir a capacidade de armazenamento sempre que necessário, você pagará apenas pelo que utilizar, deixando o orçamento muito mais previsível.
Para proteger os seus dados confidenciais em seu e-mail corporativo, você deverá contar com um provedor que tenha qualidade de serviços e know-how.
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