sexta-feira, janeiro 19, 2018

VPS e Cloud Server: quais são as principais diferenças?

É comum, quando se pesquisa na internet ou até mesmo para os entendedores moderados do assunto, misturar os termos VPS e Cloud Server, que costumam se complementar ao invés de significarem a mesma coisa. Mas não são.

Tipos de hospedagem cuja estrutura tem certas semelhanças, é importante diferenciá-los para entender quais são os pontos fortes e fracos de cada um e, dessa forma, decidir qual é a melhor opção para a sua empresa.

Comecemos por VPS, ou melhor, Virtual Private Server, que faz as vezes de um servidor complexo, dividido em partes, com cada uma delas atuando como um servidor autônomo e, juntas, funcionando como uma gigantesca estrutura digital. Dessa forma, é possível ter diferentes aplicações ativas ao mesmo tempo, como sites e softwares.

O VPS é uma excelente opção a pessoas que tenham a necessidade de diversas aplicações e, nem por isso, tenham condições de organizar um servidor mais complexo. Por isso ele é recomendado a quem precisa de memória maior, além de um processador mais dinâmico.

Outro benefício do VPS é a forma com que as suas configurações atuam, podendo ser planejadas e programas de acordo com a necessidade de cada um, permitindo flexibilidade nos processos.

Do outro lado, temos o Cloud Server, que se assemelha ao VPS por ser uma forma de armazenamento, porém, aqui ele é feito completamente na nuvem, permitindo segurança apurada na hora do arquivamento e, em consequência, maior capacidade de retenção de conteúdo.

Sua estrutura é formada por máquinas, que dividem os seus recursos e os transforma em dados móveis. Isso significa que, se houver problemas com o hardware, outra máquina assumira a responsabilidade e se tornará apta para continuar o armazenamento, da mesma forma e cuidado.

Uma das grandes vantagens do Cloud Server é a sua flexibilidade na hora do armazenamento, que significa a elasticidade do conteúdo, de acordo com o crescimento de sua empresa. Isso é excelente para quem busca mudanças no armazenamento e planeja o crescimento contínuo na hora de transformar os dados em utilidade para a empresa.

Postagem em destaque

O que faz um Analista de Sistemas?

  Os analistas de sistemas fazem análise de requisitos de software, hardware para especificar um novo sistema ou como um sistema atual pode ...