A internet é uma rede imensa... e certamente já se terão interrogado como é que os computadores se conseguem encontrar uns aos outros. E a resposta é simples, tal como no mundo real cada um de nós tem uma morada onde pode receber correspondência, também na internet cada computador tem um endereço que lhe permite receber os dados a si destinados.
Só que ao contrário das moradas com nome de rua, número de porta, etc. no caso dos computadores a sua morada é definida por um número de 32 bits, habitualmente representado por quatro números separados por pontos.
Isto, para o caso do IPv4, que mesmo permitindo uma capacidade teórica de mais de 4 mil milhões de endereços - que pareciam mais que suficientes quando os seus criadores o inventaram - já se esgotou e obrigou a que se arranjasse nova solução, o IPv6 que passa a utilizar 128 bits para um número verdadeiramente astronómico de endereços.
Mas... não é para falar dos IPs directamente que cá estamos, por isso... avancemos.
Ora, portanto, para se ter um computador (ou outro equipamento) que possa ser encontrado na internet, é preciso que ele tenha um IP. E poderão descobrir o endereço do vosso PC na internet (ou do vosso router/modem) visitando um site como o What Is My IP, que vos dará aqueles quatro números de que falamos anteriormente.
Sabendo esse endereço, poderão ligar-se remotamente usando programas como VNC ou Remote Desktop (desde que o tenham configurado, obviamente), ou aceder a qualquer outro tipo de serviço que lá tenham a correr - como o vosso próprio servidor web.
O problema é que ao contrário dos servidores "profissionais", a maioria das ligações à internet domésticas não tem um IP fixo, isto é: hoje podem ter aquele endereço, mas amanhã, ou na próxima ligação que fizerem, poderão ter um IP diferente. Seria o equivalente a estarem a mudar de morada constantemente, e o "carteiro" não saberia onde vos encontrar.
Felizmente há solução recorrendo-se a um serviço de DNS dinâmico.
Como já terão reparado, não se acede à internet usando os endereços IPs mas sim o nome dos sites. Esses nomes são representações mais amigáveis que os computadores se encarregam de traduzir para os respectivos endereços IP. No caso de um servidor com IP fixo, podemos simplesmente definir que o nome "omeuservidor.com" corresponde ao IP 111.222.33.44. Mas como no nosso caso não temos um endereço IP fixo, precisamos de fazer algo diferente...
Os serviços de DNS dinâmicos permitem-nos criar um nome personalizado (que varia em função do serviço que escolherem), e disponibilizam programas que detectam quando o vosso computador muda de IP, actualizando o endereço automaticamente. Em muitos casos, podem configurar a utilização destes serviços nos vossos próprios routers, o que simplifica o processo e evita a necessidade de instalação de software no PC.
Há inúmeros serviços deste tipo, como o Dyn (ex-DynDNS) e o No-IP. Mas o problema é que embora tenham começado como serviços gratuitos, hoje em dia é praticamente impossível encontrar um que disponibilize este serviço sem cobrar. (Actualização: mas ainda os há, como o freedns.afraid.org)
Sendo eu um utilizador do DynDNS de longa data, tinha a sorte de conseguir continuar a manter a minha conta gratuita... até agora. A partir de agora, as contas gratuitas terão que fazer um login manual mensal no serviço para manter o serviço.
Foi a "gota de água" que bastou para que eu finalmente passasse a cliente pagador. Não me importo de pagar pelo serviço, pois durante todos estes anos nunca falhou, e é algo que utilizo quase diariamente (posso aceder aos meus PCs de casa remotamente, a partir do iPhone ou Android, ou de outros PCs; assim como ver as câmaras IPs de segurança; etc.).
Durante o primeiro ano o serviço irá custar apenas $10 (menos de 8€) e depois para o ano... logo se vê. O preço normal é de $25 por ano, que parece ser o valor de referência usado por todos os outros serviços do género.
Em virtude de ter passado a cliente pagador, recebi um código que dá 15% de desconto a quem estiver interessado em usar o serviço: RFE3B91BJP (a utilizar em Dyn.com). Se necessitarem de aceder remotamente aos vossos PCs, câmaras, etc... aproveitem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário