segunda-feira, fevereiro 28, 2022

O que você precisa saber para ser um gestor de TI


 Quem pensa que a TI apenas desenvolve programas e oferece manutenção em computadores está bem enganado. A área oferta inúmeras possibilidades de carreira, sendo uma delas a de gestor de TI. Essa é uma das funções mais almejadas pelos profissionais.

É claro que todos os cargos são importantes e trabalham em prol da eficiência do setor e de um melhor atendimento ao público. Mas, cá entre nós, quem não gosta de uma promoção, não é mesmo? Se você gosta de TI, esse é o momento para começar a gerenciar processos de dados e informações da organização.

O que faz um gestor de TI

Se você já trabalhou duro e tem um amplo conhecimento em tecnologia da informação, talvez seja hora de avançar profissionalmente e compartilhar com empresa e equipe sua valiosa experiência. Além, é claro, de poder desenvolver pessoas, elevar o nível tecnológico da companhia e ter ganhos financeiros bem mais significativos, ser um gestor de TI traz responsabilidades ímpares à sua performance.

Para chegar nesse nível hierárquico é preciso não somente vivência na área, mas uma vida acadêmica variada, com especializações e cursos na área de marketing, administração e desenvolvimento de softwares, por exemplo. Também é preciso estar antenado em todas as mudanças de cenários, não só na tecnologia, mas no ambiente corporativo como um todo.

Um profissional de TI, para se destacar no mercado, deve desenvolver determinadas habilidades para chegar ao cargo de gestor. Algumas delas você já pode até ter, mas é preciso aprimorá-las ao máximo. Já outras podem - e devem - ser desenvolvidas através de cursos, treinamentos, workshops e certificações.

Veja!

Entender tendências

As mudanças tecnológicas acontecem a passos largos. Todos os dias surge uma novidade em TI que leva as empresas a repensar suas estratégias.

O ideal é que as inovações não te peguem de surpresa. Um gestor de TI tem tempo para se preparar, ler sobre a tendência, trocar informações com outros profissionais  e alocar recursos para que a empresa possa receber e se adaptar à nova ferramenta.

Por exemplo: quando o backup em nuvem começou a despontar no mercado tecnológico, as empresas não foram automaticamente migrando para essa solução.  Contudo, era papel do gestor de TI estudar e acompanhar a sua evolução ao mesmo tempo que fazia os testes em algumas áreas-piloto.

Capacidade para enxergar problemas

Quem ocupa cargo de gestão precisa ter atitude proativa, ou seja, enxergar o problema antes que ele aconteça. Para isso, o profissional precisa:

 

  • Dominar os processos da área de TI no intuito de entender as prioridades;

  • Classificar tarefas urgentes e distingui-las das que podem ser postergadas;

  • e desenvolver fluxos de atividades de cada membro da equipe.

A partir do momento em que você conecta todas essas informações é possível não somente detectar contratempos como, também, encontrar soluções mais adequadas para cada dificuldade.

Comunicação eficaz

Um bom gestor consegue conversar com os públicos mais diversos, tratando de todos os tipos de assunto, desde o tecnológico até questões ligadas à qualidade, auditoria, RH, entre outros.

Além disso, é preciso ter uma linguagem simples, que pode ser compreendida por todos os interlocutores, com o objetivo de manter a fluidez do trabalho, a produtividade e o engajamento da equipe.

Gerenciamento de projeto

Com tantas mudanças acontecendo dentro do universo tecnológico, é normal que as estratégias corporativas passem por transformações de forma a atender as tendências.

Para isso, o gestor deve mapear os pontos críticos, desenvolver e gerir os projetos. Isso é, não basta apenas apontar as necessidades, implantar o novo software e deixar o barco rolar: é preciso acompanhar cada etapa do processo, verificar os riscos, os erros e adequá-lo de forma a trazer resultado para o negócio.

 

Como vimos, um gestor de TI precisa se manter informado o tempo todo, participar constantemente de treinamentos e desenvolver formas de modernizar a empresa utilizando orçamentos muitas vezes apertados.

Manter um profissional desse porte em pequenos e médios negócios, porém, pode ser inviável, ainda que necessário. Afinal, o custo relacionado a salário, treinamentos e atualização do colaborador pode estourar o orçamento sem a certeza de que o resultado esperado será alcançado.


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