O Business Intelligence (BI) é um termo popular no setor empresarial. Surgido na década de 1960, como um sistema que ajuda a compartilhar informações nas organizações, o BI se desenvolveu e hoje usa os dados que possui para gerar mudanças positivas e eliminar a ineficiência.
O BI, também chamado de inteligência empresarial, envolve teorias, metodologias, processos, tecnologias e estruturas que, em conjunto, tem o poder de transformar as tomadas de decisões e os resultados da empresa.
O sistema oferece inúmeros benefícios para o negócio, mas implementar o Business Intelligence em um cenário de transformação digital e convergência de dados pode não ser a tarefa mais fácil do mundo.
O que é Business Intelligence (BI)?
O Business Intelligence surgiu na década de 1960 por um cientista da computação chamado Hans Peter Luhn. De lá para cá, se desenvolveu junto com modelos computacionais para auxiliar na tomada de decisões e transformar os dados em informações aplicáveis.
Mas o que é, afinal, esse sistema? É um processo orientado pela tecnologia para analisar dados e agrupar informações que auxiliam a equipe no diagnóstico empresarial.
Composto por uma ampla variedade de ferramentas e metodologias, o BI permite que a empresa tenha acesso a dados examinados e condensados em gráficos, relatórios e painéis gráficos e mapas.
As ferramentas de BI fornecem apoio para a empresa examinar os dados e obter insights, simplificando o esforço humano e otimizando a gestão empresarial. É a integração do negócio, do gerenciamento e da Tecnologia da Informação.
Quais são os principais benefícios do BI?
O Business Intelligence oferece inúmeros benefícios para a empresa. O sistema facilita o planejamento estratégico, otimiza processos, acelera resultados e ajuda a construir vantagens competitivas.
A facilidade de visualização dos resultados também diminui o tempo, energia e recursos gastos com a análise de decisões e planos estratégicos.
Além disso, com o uso do BI, é possível identificar não apenas o que está dando certo, como também os gargalos da empresa e as falhas. Dessa maneira, fica mais simples corrigir o problema.
Entre os benefícios do Business Intelligence, estão:
- melhora do processo de tomada de decisão;
- facilita o acesso à informações;
- reduz risco de problemas;
- identifica oportunidades de venda;
- otimiza preços;
- identifica custos extras;
- permite reações rápidas ao mercado;
- ajuda na gestão de risco;
- melhora a comunicação interna;
- aumenta a segurança dos dados,
entre outros.
Como implementar BI na sua empresa?
As vantagens são incontáveis, e empresas de todo setor têm a ganhar com o uso do sistema de Business Intelligence.
Para o sucesso do BI na empresa, os gestores precisam levar em conta a qualidade e dos dados utilizados nos processos, manter uma visão clara dos objetivos e possuir flexibilidade em relação às metas do negócio.
As etapas para implementação do Business Intelligence são: escolha da melhor ferramenta, escolha dos indicadores de performance (KPI 's), dados organizados, criação de cultura empresarial que leve em conta o BI e definição de metas e acompanhamento do projeto.
Quem pode implementar BI?
Para implementar o BI no seu negócio, pode ser necessária uma equipe interdisciplinar com experiência nesta tecnologia. O profissional apto para implementar BI deve ter experiência com dados e com sistemas tecnológicos.
Além de tudo, deve possuir uma visão alinhada aos objetivos da empresa e garantir a segurança dos dados e a aplicação de um sistema responsivo e eficaz.
Montar uma equipe competente e pronta para implementar um sistema de BI pode ser difícil, já que envolve uma série de recursos e tempo.