quarta-feira, janeiro 19, 2022

Mitos e verdades sobre cloud computing

 




O mundo está nas nuvens! E  isso não é papo de quem viaja na maionese, mas sim de quem entende de inovação. A tecnologia deu um salto tão grande nos últimos anos que substituiu toda uma estrutura física, que ocupava um espaço gigantesco nas empresas, por servidores virtuais.

A cloud computing é uma realidade no Brasil e no mundo. Prova disso é que as projeções, de acordo com a consultoria Gartner, apontam que a computação em nuvem deve crescer 55% até 2022, enfatizando que 70% das empresas estarão trabalhando totalmente em nuvem.

Por mais que as pesquisas apontem para o avanço dessa tecnologia, muitos gestores ainda ficam receosos com a migração - uns por não conhecerem direito a ferramenta, outros por lerem muitas inverdades na internet. 

Para esclarecer de uma vez por todas o que é e como funciona a cloud computing, preparamos uma relação com alguns mitos e verdades sobre o assunto.

Desvendando a cloud computing

De maneira geral, cloud computing é uma tecnologia que utiliza a conectividade e a internet para hospedar vários recursos de TI. Dessa maneira, comprar servidores e datacenter é coisa do passado: a computação em nuvem revoluciona a forma de adquirir serviços tecnológicos, pois o usuário só paga por aquilo que usa. 

Por ter como característica a escalabilidade, existe a liberdade de aumentar ou diminuir a sua utilização conforme demanda.

Para exemplificar o conceito, venha conhecer o que se fala sobre a computação em nuvem:

A nuvem é muito cara: Mito!

Por ser uma tecnologia mais recente, os gestores acabam adiando a implantação do cloud computing a partir da falsa ideia de que o processo em nuvem é muito caro.

Na verdade, é o contrário. O sistema em nuvem consegue eliminar alguns custos que antes eram embutidos nos serviços, como salários de profissionais para administrar datacenter e a compra de recursos físicos para suportar as devidas atualizações. Com o cloud computing tudo é mais flexível e a empresa só paga por aquilo que usar.

Proporciona mais segurança: Verdade!

Uma das grandes preocupações dos gestores é a segurança dos dados corporativos, já que, uma vez ausente, isso pode levar a perdas financeiras, roubos e sequestros de informações sigilosas. A consequência é o descrédito da marca.

Se pensarmos em uma estrutura local, a probabilidade desses eventos acontecerem é grande, visto que  a companhia precisa adquirir todos os recursos de segurança, além de profissionais especializados para monitorar as invasões.

Na infraestrutura em nuvem tudo é remoto, sendo a segurança monitorada pela empresa fornecedora do serviço, que conta com as melhores soluções de proteção de dados corporativos.

É direcionado para grandes empresas: Mito!

Infelizmente, o mercado de TI mantém muito o foco das inovações nas grandes empresas, dando a falsa impressão de que as menores não são contempladas pelas novas tecnologias.

O que acontece é que a infraestrutura em nuvem não faz distinção entre portes de negócio. Por ser flexível, ela atende qualquer empresa, independentemente do tamanho. Isso é facilmente visto nas startups em estágios iniciais de desenvolvimento, que rodam todas as suas aplicações e serviços em ambientes virtuais. De certa forma, é isso que facilita o seu crescimento, uma vez que a cloud é escalável e de fácil gerenciamento.

É mais um modismo tecnológico: Mito!

Algumas soluções relacionadas à TI podem até ser de uso temporário, mas a realidade da computação em nuvem é bem diferente. Ela veio para ficar.

De acordo com a consultoria Gartner, a adoção da tecnologia em nuvem tende a crescer nos próximos anos. Por conta de suas opções avançadas, o ambiente é o mais recomendável para armazenamento de dados críticos, além de conectar soluções de Internet das Coisas e Inteligência Artificial.\

 

Não deixe que a dúvida ou a falta de informação impeça sua empresa de crescer. O cloud computing permite armazenar dados importantes, como folhas de pagamento, registro de vendas e cadastro de produtos de forma segura e sem ocupar espaço nas máquinas. Por isso, é uma escolha certeira - e bem econômica.

Quer saber mais? 

Entre em contato com os consultores da DevOps e vamos conversar a respeito!

(31) 98819-5238

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

O que faz um Analista de Sistemas?

  Os analistas de sistemas fazem análise de requisitos de software, hardware para especificar um novo sistema ou como um sistema atual pode ...