O objetivo dos serviços de outsourcing de TI é garantir a continuidade dos serviços de TI independentemente dos recursos humanos que atuam na prestação destes serviços.
Independente do tamanho ou capacidade financeira da empresa, o outsourcing de serviços de TI já existe naturalmente em sua organização, pois é impossível que sua TI não possua no mínimo 3 empresas prestadoras de serviço atuando simultaneamente no setor.
Na grande maioria das vezes o outsourcing de TI é vista como uma forma de reduzir os custos com os encargos trabalhistas gerados pelos altos salários dos colaboradores da TI que passaram a ser “indispensáveis” para a empresa e que frequentemente recebem ofertas de trabalho dos concorrentes. Esta forma pode reduzir custos, porém cria um abismo enorme na gestão do conhecimento sobre a TI e qualquer fatalidade com a “pessoa física” tratada como “jurídica” pode afundar a TI de uma empresa de forma irreversível.
O outsourcing de TI tem sucesso somente quando existe uma atitude proativa da empresa com relação a gestão do conhecimento em poder dos colaboradores da TI da empresa, exemplo: senhas, configurações, processos, contratos, fornecedores, ativos, licenças, alterações, entre outros documentos importantes cuja falta podem condenar um negócio a falta de continuidade definitiva.
Antes de terceirizar qualquer item de serviços da TI de seu cliente, efetue o mapeamento dos processos e o levantamento completo das informações necessárias para garantir a continuidade (SLA) do serviço independente do recurso humano que executará tais tarefas, permitindo que o cliente receba sempre o mesmo nível de serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário