sexta-feira, janeiro 05, 2018

Fazer Negócios com Coisas

Prepare-se para fazer negociações com coisas! 


As “coisas” ou “dispositivos inteligentes” serão clientes em todas as indústrias, desde os serviços públicos ao varejo, são bilhões de dispositivos conectados previstos para 2020, isso significa grande mudança na estrutura para apoiar qualquer tipo de clientes. 

Algumas pessoas me dizem que não identificam que seu negócio tem compatibilidade para aperfeiçoar um novo produto/serviço de Internet das Coisas e gostaria de despertar para esse público que, independe de comercializar IoT, por se tratar de uma nova era, é necessário que se adapte ao novo perfil de consumidor: “as coisas” ou não humanos. 

As empresas devem mudar suas abordagens e sistemas para garantir que permaneçam acessíveis a um número crescente de dispositivos inteligentes interessados em comprar ou receber suporte para produtos ou serviços.

O Gartner classifica que as coisas podem ser consideradas clientes quando eles podem autonomamente:


Solicitar serviço


Receber mensagens


Executar instruções


Fazer compras


Negociar 


Reportar 

Como apoiar clientes que não são humanos? As empresas devem identificar o nível de inteligência das coisas que provavelmente serão seus clientes. As empresas precisarão equipar os canais de atendimento ao cliente com a capacidade de entender os sinais das coisas. 

As coisas conectadas é disruptiva, arquitete seu negócio para engajar, interagir e servir "coisas" como um novo segmento de clientes. 

Para que possa se conectar com o novo cenário, segue um exemplo, que ainda não é transparente para todos: Casa conectada não é casa inteligente. 


Casa conectada: dispositivos se comunicam com o usuário ou aplicativos, como um M2M. 


Casa inteligente: IoT. Conexão de dispositivos, não limitados a usuário através de aplicativo, se comunicam também com outros equipamentos por exemplo termostático e sensores, ampliando serviços de processamento de dados e comandos. É mais que troca de informação. A consequência é trazer benefícios diferenciados. Por exemplo, um ar condicionando ajustar a temperatura com a contagem de pessoas automática no ambiente levando em considerando também a temperatura externa do CEP.

O Futuro está cada vez mais presente, portanto estude se atualize e faça parte da tecnologia.

Postagem em destaque

O que faz um Analista de Sistemas?

  Os analistas de sistemas fazem análise de requisitos de software, hardware para especificar um novo sistema ou como um sistema atual pode ...