Quando se deseja ligar a uma rede sem fios como cliente, deve verificar vários pontos, seja a utilizar computadores portáteis, PDAs, estações de trabalho e afins. Dentro destes cuidados pode-se citar:
- Considerar que ao se ligar a uma WLAN, você se está a ligar a uma rede pública e, portanto, o seu computador vai estar exposto a ameaças.
- É muito importante que tenha uma firewall pessoal, um antivírus instalado e actualizado, as últimas actualizações do seu sistema operativo e desligar as partilhas de pastas e de impressoras.
- Desactivar o modo ad-hoc. Utilize este modo apenas se for absolutamente necessário e desligue-o assim que já não necessitar dele.
- Usar WPA2 sempre que possível, que permite encriptar o tráfego entre o cliente e o AP. Fale com o administrador da rede para verificar se o WPA2 está activo e se a chave é diferente daquelas que vêm pré-definidas de fábrica. O protocolo WPA2 de momento não possui fragilidades, mas mesmo assim deve ser tomado como uma medida adicional para evitar o sniffing dos dados não autorizado.
- Considerar o uso de criptografia em todos os programas, como por exemplo a utilização do PGP para o envio de e-mails, SSH para ligações remotas e ainda a utilização de VPNs.
- Activar a rede wireless somente quando a for utilizar e desactiva-la quando acabar de a usar. Algumas estações de trabalho e portáteis permitem activar e desactivar a utilização de redes wireless através de comandos ou botões específicos.
- No caso dos portáteis com cartões PCMCIA, insira o cartão apenas quando for para utilizar a rede sem fio e retire-o ao terminar.