Microsoft Windows Defender é um software de proteção contra spywares e programas maliciosos. Com utilitário de instalação e desinstalação, ele traz recursos melhorados, como análise profunda dos arquivos instalados, busca periódica completa pelo sistema, atualizações automáticas e proteção contínua.
Logo que termina a instalação, o programa já inicializa a primeira varredura em busca de programas espiões que já estão presentes no seu computador. Caso você nunca tenha usado um antispyware, podem acontecer várias ocorrências.
Depois de mostrar as ocorrências, o programa mostra também uma descrição explicando o que é cada spyware ou adware localizado. Além disso, ele diz qual o grau de perigo que os arquivos detectados representam para o seu computador.
Quando é detectado um spyware inédito em algum computador, uma rede antispyware é acionada. Assim a proteção contra a nova praga passa a valer para todos os usuários do programa na próxima atualização. Além de atualizações automáticas e de proteger contra programas espiões, o Windows Defender possui anti-hijacker para remover softwares que alteram configurações do sistema.
O Windows Defender já está superando alguns produtos de menor qualidade do mercado.
Em média, porém, os antivírus mais comuns do mercado (inclusive os gratuitos) são um pouco melhores que o Windows Defender no quesito de pragas detectadas, embora essa diferença tenha diminuído: testes costumavam afirmar que o Windows Defender detectava de 80 a 90% dos ataques, mas esse número agora costuma ficar acima de 90%. Ainda assim, o Windows Defender tende a se sobressair em outras avaliações, como alarmes falsos e consumo de recursos.
O antivírus é leve e usa pouco processamento, o que tende a aumentar a duração da bateria em computadores portáteis, como notebooks e ultrabooks, o que para a Microsoft é muito importante, ainda mais com o lançamento do hardware próprio da empresa.
É claro que não se pode ter tudo. O Windows Defender é o antivírus embutido no sistema, então as prioridades dele são causar poucos conflitos, não errar (alarmes falsos) e usar poucos recursos. O custo disso é uma verificação menos aprofundada nos arquivos, o que implica em uma proteção menor.
Se o desempenho do computador é muito importante, o Windows Defender é uma escolha aceitável.