Uma empresa não é diferente dos casos citados. Não existe gestão sem informação. O valor da informação está atribuído a quão bem você consegue usá-la.
Hoje o analista de dados, personificado no profissional de TI, é de vital importância para todos os ramos organizacionais. A obtenção de dados, sua manipulação, a correta utilização e divulgação e também o acompanhamento das decisões são algumas de suas atribuições.
A forma como a informação é transmitida do nível técnico ao nível comercial (e também recebida deste nível) é fundamental. Para ilustrar melhor esses conceitos, convém definir a diferença entre dados e informação.
Dados são os fatos e estatísticas na forma crua. Informações são os dados já interpretados e apresentados de uma maneira mais significativa.
Alguns dos motivos pelos quais a informação é tão importante para o sucesso dos negócios:
Controle da criação e do crescimento de registros (administração de recursos) – Isso poupa tempo de trabalho e recursos, pois aumenta a eficiência e a produtividade, tornando a informação de fácil acesso e mantendo históricos.
Auxílio na gerência de decisões –
Decisões, como já mencionado, são baseadas em informações. O gestor que possui mais conhecimento pode tomar uma decisão de forma mais rápida que o concorrente ou de forma mais lenta e elaborada. Em outras palavras, um sistema de informações estratégico e inovador pode ser criado para alavancar as vantagens competitivas.
Priorização – Definir o que é mais importante para organização, os objetivos e estratégias da empresa, os benefícios resultantes, os custos envolvidos e a importância técnica do projeto.
Comunicação – Com a possibilidade de interação entre diversos escritórios e consequente troca de dados e informações, é fundamental manter um processo confiável e rápido.
Estimativas – Frequentemente é necessário estimar custos, tempo de duração, recursos humanos e o retorno esperado de um projeto. Essas estimativas são baseadas na experiência dos envolvidos, na disponibilidade de informações de projetos anteriores e o no conhecimento do novo produto. Frequentemente softwares realizam esse trabalho, como por exemplo algoritmos de inteligência artificial que realizam aproximações e estimativas.
Pesquisa – Procurar novos usos para ferramentas e buscar novas soluções através de informações adquiridas, inovar.
A área de TI é muito requisitada no uso estratégico da informação. As empresas estão à procura de bons profissionais, que possuam responsabilidade, foco e compromisso. Essas são as características de um bom estudante e futuro gestor de TI. Saber programar não é necessário, apesar desse conhecimento sempre ser reconhecido. Para essas pessoas há a possibilidade de enfatizar conhecimentos como marketing, gestão estratégica (pessoas e projetos) e liderança.